quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fístula Para Hemodiálise

INTRODUÇÃO

O texto que relatamos a seguir busca orientar o paciente portador de Fístula Arteriovenosa para hemodiálise cuidados e observações que levarão a maior durabilidade e funcionamento de sua Fístula.


O QUE É UMA FÍSTULA ARTERIOVENOSA?

Fístula Arteriovenosa ( FAV ) é uma comunicação entre a veia – conduto que leva o sangue do braço para o coração – e a artéria – conduto que leva o sangue do coração para o braço – podendo ser congênita, traumática ou confeccionadas cirurgicamente.


QUAL A FINALIDADE DA FÍSTULA ARTERIOVENOSA É CONFECCIONADA?

A FAV é usada para ser uma via através da qual o sangue pode ser retirado e reinfundido no processo de hemodiálise.


QUANDO E COMO UMA FÍSTULA ARTERIOVENOSA É CONFECCIONADA?

A FAV é confeccionada quando o paciente necessita ou sabidamente irá necessitar de se submeter a hemodiálise. O paciente após um exame pré-operatório realizado pelo cirugião é levado ao centro cirúrgico onde, após a anestesia, é submetido a uma junção entre a veia e a artéria que melhor se adequarem a esse procedimento.



O QUE É FRÊMITO? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Frêmito é o barulho e a sensação que temos ao tocar o ouvido ou a mão em um local que possui uma FAV funcionante. O frêmito nos diz se FAV está ou não funcionante. Quando o frêmito diminui deve-se comunicar a equipe de hemodiálise com urgeência.


CUIDADOS QUE DEVO TER COM O BRAÇO QUE POSSUI UMA FÍSTULA ARTERIOVENOSA PARA HEMODIÁLISE.


1. Em caso de sangramento deve-se comunicar imediatamente a equipe de hemodiálise.
2. Não deixar que façam curativos apertados no membro que possui uma FAV. O curativo deve ser frouxo.
3. Nas primeiras 72 horas é obrigatório o curativo ( lavar com povodine ou similar, toques de álcool iodado, gases secas e crepom ) Também a ferida não deve ser molhada nas primeira 24 horas.
4. Caso a pele sobre a FAV fique muito vermelha, apareçam inchaço ou pus, comunicar a equipe de hemodiálise.
5. No primeiro mês após a confecção de uma FAV deve-se fazer exercicios de abrir e fechar a mão com uma bola de borracha por cerca de 15 min três vezes ao dia.
6. Evitar expor braço que possui uma FAV a acidentes ( mexer com vidros, espinhos, etc. ), pois, o membro que possui uma FAV tende a sangrar mais que o normal.
7. Não deve-se usar adereços ( relógios, anéis, pulseiras, e similare ) no braço qu possui uma FAV.
8. Evitar o uso de roupas que apertem o antebraço, braço e ombro.
9. Evite carregar mochilas com peso, bem como carregar peso no braço que possui uma FAV ( crianças, compras, etc. ).
10. Não dormir sobre o braço que possui uma FAV.
11. Não permitir a introdução de agulha nas veias do braço que possui uma FAV, ( injeções, coletas de sangue, colocação de soro ), exeto para o processo de hemodiálise. Bem como evitar injeções intramuscular no membro que possui um FAV.
12. Não permitir que afiram ( medir ) pressão arterial no membro que possui uma FAV funcionante.
13. Dor e dormência no membro que possui uma FAV deve ser comunicada a uma equipe de hemodiálise.
14. Nas sessões de hemodiálises insistir para o local de punção ( onde se introduz a agulha ) seja mudado todas as vezes que você for dialisar.
15. Deve-se lavar a pele sobre a FAV com água e sabão antes da diálise também observar se o funcionário que faz a punção da FAV está de luvas e passou álcool ou similar sobre a pele antes da punção. Caso contrário comunique a equipe de hemodiálise.
16. Diminuição ou cessação do Frêmito deve ser comunicada a equipe de hemodiálise imediatamente.



SANGRAMENTO, O QUE FAZER?

É uma complicação que pode ocorrer por acidente ou após uma sessão de hemodiálise. De imediato deve-se comprimir ( apertar ) o local que sangra com pano limpo e procurar atendimento médico com urgência.

COMENTÁRIOS FINAIS

As orientações aqui descritas devem ser discutidas com a equipe de hemodiálise a qual você está vinculado. Procuramos usar uma linguagem simples e objetiva.


LEMBRE-SE:

A qualquer sinal de problema com a sua FAV você deve procurar orientação, pois, sua saúde depende do bom funcionamento da sua Fístula Arteriovenosa.

2 comentários:

Kekinha disse...

Parabéns pelo blog.

Anna Flávia disse...

Vc esta de parabens pelo blog, muito bem explicado e com uma linguagem simples para q todos possam intender...
Parabens mesmo....